top of page

Estação História

Estão nesta “Estação História”, esperando o leitor interessado em viajar em suas páginas, alguns dos textos políticos mais importantes, sugestivos ou saborosos da vida política brasileira, de Pero Vaz de Caminha até hoje. São cartas, manifestos, discursos, ordens militares, poemas, reportagens etc, escritos no calor dos acontecimentos, que, de certa forma, explicam porque somos como somos e funcionamos como funcionamos.



Quase todos os documentos foram transcritos na íntegra. As poucas exceções ocorreram no caso de obras literárias muito extensas (“Os Sertões”, de Euclides da Cunha, por exemplo), quando foram escolhidos os trechos que nos pareceram mais significativos.

No caso de romances, ensaios ou poemas, selecionou-se apenas o que se julgou importante no contexto da luta política da época, evitando-se deliberadamente a inclusão de textos escritos posteriormente, por mais belos e importantes que sejam, como é o caso de “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. O critério da escolha foi sempre político, e não literário. Evidentemente, toda seleção é arbitrária - e esta não foge à regra.

O leitor com alma de pesquisador, interessado em conhecer outros documentos, poderá expandir sua viagem, acessando "Textos políticos da História do Brasil" (versão eletrônica), de Paulo Bonavides e Roberto Amaral.A íntegra de obras clássicas da literatura brasileira, inclusive algumas estacionadas no pátio desta estação, poderão ser encontradas na Biblioteca Virtual da Escola do Futuro da USP ou nas versões eletrônicas da Biblioteca Nacional .

À falta de versões em meios eletrônicos, muitos documentos tiveram de ser escaneados ou novamente digitados. Se você tem alguma sugestão de texto para essa área, entre em contato conosco

bottom of page